Contrato de suporte de TI: garantia de eficiência e segurança

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Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Contrato de Suporte Comentários: 0

Contrato de suporte de TI: garantia de eficiência e segurança

Já falamos exaustivamente aqui no blog sobre a quantidade sempre crescente de ameaças cibernéticas às empresas. A cada novo dia surgem tecnologias e ferramentas que permitem aos criminosos digitais explorar brechas de segurança. E é justamente por isso que um contrato de suporte de TI pode ser a garantia de eficiência e segurança dos sistemas do seu negócio.

Trabalho remoto segue em expansão

Durante a pandemia as modalidades de trabalho remoto deram um salto de adoção entre as empresas. Por uma questão de sobrevivência, ferramentas e serviços de comunicação, criação e gerenciamento de arquivos foram implantados às pressas.

Em razão da necessidade, nem sempre foi possível entrar em conformidade com as boas práticas de treinamento e segurança da informação.

Colaboradores no mundo inteiro passaram a trabalhar de casa, em seus próprios computadores. E estes equipamentos nem sempre estão configurados de modo a proteger a rede e os arquivos de acessos indesejados. Podem haver inúmeras brechas de segurança em computadores pessoais de usuários leigos que nunca receberam treinamento adequado em TI.

No entanto, passado o auge da crise da covid-19, muitas empresas seguem sem adotar de uma gestão de TI segura e eficiente.

Vantagens de um contrato de suporte de TI

Contar com uma empresa séria para realizar a gestão de TI da sua empresa traz uma série de vantagens. Muito além de “manter tudo funcionando”, um contrato de suporte de TI com escopo amplo é a garantia de que a sua empresa nunca vai parar por problemas relacionados à tecnologia. Aliás, muito pelo contrário: a tecnologia torna-se um facilitador para a gestão de tempo, de processos e de resultados. Assim, contribui de forma ativa para a solidificação e perpetuidade de um negócio eficiente e rentável.

1. Redução do tempo de inatividade

Partamos da premissa de que computadores e redes falham. Seja por problemas de hardware, software, inabilidade dos usuários ou agentes externos, as máquinas estão sujeitas a apresentar mau funcionamento em algum momento. E, dependendo do setor, um equipamento com problema pode paralisar completamente a operação.

Nessas horas é de suma importância contar com profissionais qualificados e experientes. Afinal, eles possuem conhecimento sobre uma série de protocolos para testar, identificar e corrigir qualquer tipo de falha o mais rápido possível. Independentemente do tipo de problema ou equipamento atingido, o tempo de inatividade sempre será menor quando a demanda for atendida por um contrato de suporte de TI.

2. Suporte proativo

Os benefícios de um contrato de suporte de TI vão muito além da solução rápida de problemas que levem à inatividade. Uma boa gestão de TI possui uma série de rotinas de manutenção preventiva. Essa prática mantém todos as máquinas e redes atualizadas e revisadas justamente para evitar que falhem inesperadamente.

O papel do suporte proativo é prever e resolver problemas técnicos antes que eles aconteçam. Assim, conseguimos reduzir muito – ou até mesmo totalmente – os períodos de inatividade.

Portanto, com um suporte proativo bem executado, raramente sua empresa sofrerá com paralisações surpresa por conta de problemas com a tecnologia. Aliás, mais uma vez: muito pelo contrário! A tecnologia tem ferramentas para, hoje em dia, dar conta até de eventos de força maior como falta de fornecimento de energia elétrica com o uso de equipamentos como no-breaks.

3. Acesso rápido a especialistas em TI

Empresas de suporte de TI contam com especialistas em diversos setores da Tecnologia da Informação. Contamos com profissionais especializados em software, hardware e infraestrutura com conhecimentos técnicos e práticos em constante atualização.

Desta forma, conseguimos prover a nossos clientes um suporte rápido e altamente qualificado independentemente do tipo de problema ou dúvida.

Outra vantagem de contar com acesso rápido a especialistas é a possibilidade de, além de tirar dúvidas, providenciar treinamentos e capacitações em boas práticas do uso de tecnologia.

4. Melhoria na segurança de TI

Em 2023 os ataques de roubo e sequestros de dados estão mais ativos e ousados do que nunca. Neste ano surgiram poderosas ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT. Estas IA’s são capazes de escrever códigos e de auxiliar os criminosos digitais a programar novos vírus e ferramentas de ransomware.

Um dos exemplos mais recentes é o QBot, programa malicioso que utiliza arquivos em PDF e scripts do próprio Windows para contaminar máquinas e se disseminar na rede da empresa. A aposta dos criminosos é na desatenção dos usuários, para que cliquem inadvertidamente em supostos arquivos PDF enviados por colegas.

Além disso, os criminosos contam com a ausência de ferramentas de detecção de e-mails suspeitos. E, é claro, apostam principalmente na ausência de treinamento dos colaboradores da empresa em técnicas de phishing e engenharia social.

No entanto, ao contar com um contrato de suporte de TI a sua empresa terá à disposição as mais modernas ferramentas de proteção e detecção de e-mails e arquivos maliciosos. Além disso, pode contratar também os treinamentos em boas práticas de Segurança de TI, LGPD, Microsoft 365, Google Workspace, dentre outros.

5. Melhoria na eficiência geral do negócio

A tecnologia sempre foi o motor do aumento da produtividade. E no século XXI contamos com as mais avançadas ferramentas de criação, colaboração, compartilhamento e automação já inventadas.

No entanto, apesar de serem totalmente acessíveis, nem todas as empresas adotam a tecnologia de forma eficiente. Em razão de inúmeros fatores, sendo o principal deles o desconhecimento, muitas vezes as soluções tecnológicas disponíveis são negligenciadas. Procedimentos manuais, lentos e sujeitos ao erro humano estão arraigados na cultura de muitos negócios.

Porém, um contrato de suporte de TI também tem como objetivo acelerar a inovação e a transformação digital das empresas. Desta forma, buscamos compartilhar e horizontalizar o conhecimento sobre as ferramentas e boas práticas disponíveis para que nossos clientes extraiam o máximo resultado dos recursos tecnológicos que possuem.

6. Economia de dinheiro

Os sistemas modernos estão cada vez mais automatizados e complexos. Logo, mantê-los funcionando em sua máxima capacidade exige profundo conhecimento teórico e prático. A tecnologia é uma grande aliada da produtividade, mas apenas quando tudo funciona a contento. Então a conta é simples: paralisação? Prejuízo. Arquivos perdidos? Prejuízo. Computadores lentos? Prejuízo. Acesso remoto falhando? Prejuízo.

Portanto, ao efetivar um contrato de suporte de TI a sua empresa está mudando a forma como encara a tecnologia. Ela deixa de ter um caráter secundário e passa a ser o sistema nervoso da operação.

Quando a TI deixa de ser uma dor de cabeça constante para transformar-se em uma máquina de automatização, colaboração e comunicação em tempo real aceleram processos. Entregas rápidas agregam valor. Fluxos claros de dados orientam tomadas de decisão via business intelligence. E assim a empresa passa não só a economizar, mas também a produzir e lucrar mais com um uso eficiente dos recursos tecnológicos.

7. Garantia de qualidade

A alta qualificação técnica, prática e teórica de nossos profissionais traz consigo a garantia de qualidade dos serviços prestados pela Rastek Soluções em TI. Nossos especialistas já atenderam e resolveram incontáveis casos – dos mais simples aos mais complexos – com sucesso.

Prova disso são, justamente, as longas relações que mantemos com nossos clientes de contrato de suporte de TI. Completando 15 anos em 2023, alguns contratos da Rastek estão ativos desde a fundação da empresa em 2008.

Outra forma pela qual garantimos a qualidade de nossos serviços são os depoimentos públicos positivos de nossos clientes, assim como as constantes indicações de nosso trabalho para outras empresas parceiras.

Fale conosco

Se o seu negócio não está utilizando a tecnologia com a máxima capacidade e eficiência, você tem um problema. E muitas vezes um olhar externo em uma operação consolidada pode identificar gargalos e possibilidades ainda não detectadas. Portanto, se você sente que pode extrair resultados melhores da TI da sua empresa do que vem conseguindo atualmente, fale conosco! Basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossa equipe.

     

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